Case de Inovação em Recursos Humanos & Carreira. Papo sobre Carreiras -RHIO’S Recursos Humanos

Ajudando jovens estudantes (ensino médio e universitário) e profissionais a conhecerem as diversas oportunidades de carreira no mercado Global (Óleo e Gás, Mineração, Infraestrutura, Engenharia, Energia e Construção Civil) utilizando o Design Thinking como Experiência do Usuário e Design de Serviços.

Imagens do Estande da RHIO’S Na Mostra PUC-2013. Obs: Todos os direitos comerciais sobre a marca RHIO’S PAPO SOBRE CARREIRAS são da empresa RHIO’S RECURSOS HUMANOS.

O Desafio

Em 2013, a empresa RHIO’S Recursos Humanos, tinha um desafio: apresentar as Indústrias Globais e suas oportunidades de Carreira para jovens estudantes (ensino médio e universitário). Ingressei nesse desafio como Consultor Estratégico de Design, liderando a área de Comunicação e Marketing. O que me engajou como propósito maior foi entender que essa pauta de “educação profissionalizante” transforma a força produtiva do país, além de ser um campo fértil para inserir inovação.

Como cativar os jovens estudantes sobre os conceitos de Carreira em indústrias globais?

O Cenário

Em 2013 e até os dias atuais, as indústrias globais no Brasil sofriam com a falta de mão de obra qualificada. Mineração, Óleo e Gás, Infraestrutura, Engenharia, Energia e Construção Civil, são áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, e isso demandava uma constante contratação e preparação futura de profissionais de Carreira. A situação econômica no Brasil também vivia grandes desafios com os novos marcos regulatórios, porém, a relação entre a demanda e ofertas de profissionais ainda era muito grande: os que buscavam profissionais de Carreira não encontravam, e os jovens que queriam ingressar em Carreiras promissoras, não encontravam as oportunidades.

Foi nesse cenário que a empresa RHIO’S Recursos Humanos, especialista na área de Recursos Humanos para as indústrias globais trabalhava sua comunicação com o principal usuários dos produtos: Jovens Estudantes (Ensino Médio e Ensino Superior), mas ainda não tinha conseguido muita aderência de comunicação com esse público. Essa foi a demanda e a circunstância que a empresa nos contratou para cumprir o desafio descrito acima. Foram 9 meses de projeto com os seguintes objetivos:

Objetivos do Projeto

> Criar uma uma comunicação que mobilize e engaje jovens estudantes com os programas de Orientação de Carreiras da RHIO’S Recursos Humanos.

> Criar uma estratégia de de comunicação para uma famosa feira de estágios da cidade do Rio de Janeiro para chamar atenção de Jovens Universitários e do Ensino Médio sobre o conceito de Carreiras.

> Ensinar sobre o conceito de Carreira pra jovens estudantes (Ensino Médio e Ensino Superior) em indústrias globais.

> Engajar jovens estudantes (Ensino Médio e Ensino Superior) sobre as oportunidades de Carreiras nos segmentos globais.

A Proposta desenvolvida do projeto tem suas características de negócio baseadas nos resultados adquiridos no fim do projeto. Esses resultados ajudaram a desenhar o modelo de negócio no Canvas como plataforma de inovação contínua, seja ela disruptiva ou incremental.

Usuários

Personas

Estudante do Ensino Médio
Estudante Universitário
Gestora de Recursos Humanos

No contexto do projeto, tivemos 3 stakeholders principais e desenhamos essas 3 personas divididas em 2 grupos:

1-Usuários (Personas Marcos e Alex)

2-Cliente (Gestora de RH)

Usuário Marcos

Marcos é um estudante do ensino médio. Estuda em colégio público e mora em uma comunidade do Rio de Janeiro. Marcos sai todo dia pela manhã para a escola e vive uma realidade bem difícil. Anda mais de 4 Km todo dia pois não tem dinheiro pra passagem diária. Apesar de ser um jovem estudioso e interessado, Marcos tem dificuldades de escolha de um curso de Graduação no Vestibular que irá realizar no fim do ano. Aficionado por games e bastante estudioso, seu pai lhe disse que ele deveria ser Advogado, pois é uma profissão que lhe dará um grande futuro, mas Marcos acha tudo muito confuso, e toda experiência que teve na vida com advogados foi muito ruim. A família de Marcos foi realocada algumas vezes, seja das margens dos rios, ou de terrenos abandonados, para condomínios distantes do seus amigos e colégio. Muitas dessas realocações foram acompanhadas por figuras de malas e contratos na mão, representando alguma empresa imobiliária. Marcos não gosta desse ambiente e sonha em trabalhar com games.

Usuário Alex

Alex é um estudante universitário do Curso de Administração em uma Universidade Particular. Gosta muito de jogar xadrez e é um estudante muito inteligente e curioso. Porém, Alex sabe que o curso de administração tem uma correspondência ampla e não conhece as oportunidades de carreira na profissão. Uma vez participou de uma palestra, em uma feira de estágios em sua Universidade, de uma empresa grande nacionalmente no setor de Mineração, e ficou bastante curioso, mas não sabia como seguir uma carreira nesse segmento. Assim, ele sai distribuindo currículos nas feiras de estágio em diversas empresas diferentes sem uma orientação. Não chegou a ver estandes de orientação de Carreiras que lhe chamassem a atenção nas feiras.

Cliente Marie

Marie é uma experiente gestora de Recursos Humanos especializada nas indústrias Globais. Participa de Eventos internacionais de negócios nas indústrias (Mineração, Petróleo, Construção Civil, Infraestrutura, Engenharia e Energia) e percebe uma grande lacuna de profissionais a ser preenchida nos cenários de empreendimentos e indústrias estratégicas para o desenvolvimento nacional. É uma empreendedora nata, criou programas de orientação de Carreiras e de estágios nessas indústrias que consegue orientar e encaixar as necessidades de jovens e empresas para atingir objetivos pessoais e econômicos dessa indústria. Estabelece muito contato com empresas e Universidades, e participa de vários eventos. Porém, Marie ainda não conseguiu a atenção de jovens estudantes sobre o conceito de Carreira que criou e sabe da importância da disseminação do seu conceito de Carreira.

Jornadas

Jornada Usuário Estudante Ensino Médio
Jornada Estudante Universitário

Primeira Validação

Após algumas entrevistas iniciais, em profundidade, relacionamos as descobertas, e as certezas, e ainda deixamos as suposições e dúvidas como os próximos desafios do projeto e para as pesquisas quantitativas atitudinais (o que os usuários falam e pensam).

O que validamos como Certeza são:

. Apresentar oportunidades de Carreiras demandadas pelo Mercado

O que ainda temos que descobrir são as seguintes suposições:

. Ambiente horizontal para explicar os Conceitos de Carreira

. Apresentar os diagnósticos de Construção de Carreiras e os caminhos a seguir

. Criar ferramentas de pesquisa sobre motivações, necessidades e desejos dos jovens para que o programa tenha maior aderência

. Mergulhar no conceito gerado através do conhecimento do público, e gerar um posicionamento único e uma comunicação inovadora.

. Se apropriar de novas metodologias capazes de gerar mais engajamento com o público, como Gamification e Quizes.

. Desenvolver materiais didáticos mais impactantes com a relação do jovem com sua carreira

Matriz CSD

Pesquisas

Atitudinais (Quantitativas)

Foram entrevistados 95 estudantes do Ensino Médio e 118 estudantes do Ensino Superior, que são os perfis da pesquisa e os resultados deixaram os dados analisados como bem relacionados aos dados brutos.

Resultados da Pesquisa Quantitativa

Atitudinais Qualitativas

As pesquisas qualitativas geraram algumas palavras que vieram de insights dos usuários e de vários outros stakeholders sobre as seguintes perguntas:

1- Como você se sente em relação a procura de estágios nas feiras?

2- Qual é principal ferramenta de influência entre pessoas de diferentes gerações?

3- Qual é o ambiente que você considera ser um bom ambiente de conversas?

4- Quais são os modelos de jogos coletivos que vocês mais gostam e que podem juntar pessoas de diferentes gerações?

Palavras presentes na Pesquisa Qualitativa

Hipóteses

Através das pesquisas iniciais, foi descoberto como validações, que o gap de aperfeiçoamento do projeto se devia pela criação de um ambiente de diálogo entre profissionais experientes e estudantes. Porém foi criada a hipótese de transformação do ambiente baseado na seguinte pergunta desafio:

Como criar um ambiente de comunicação amigável, horizontal, descontraída entre profissionais experientes do mercado e Jovens estudantes sobre as oportunidades de Carreira e a importância de conhecer o conceito de Carreira?

Co-criação

Partimos então do Recrutamento de Jovens Universitários para serem equipes do Projeto. Selecionamos 3 estudantes dos cursos de Design que estudavam na faculdade PUC-RIO, para começarmos um projeto de Co-criação entre os usuários dos produtos ofertados pela RHIO-S Recursos Humanos. A equipe ainda contava com mais uma Designer, uma Psicóloga, um Programador Full Stack Developper, e a Gestora de Recursos Humanos.

A Marca

Com a proposta de desenvolver algo que validasse as nossas dúvidas, resolvemos prototipar uma marca e uma ação. A Marca RHIO’S PAPO SOBRE CARREIRAS, tinha o propósito de difundir um ambiente descontraído de de diálogo e gamificação sobre os conceitos e oportunidades de Construção de Carreiras.

Os Conceitos de Base da criação da MARCA foram:

DIÁLOGO | PUB | GAMIFICAÇÃO | QUIZ | EXPERIÊNCIA

Iteração

As Primeiras ações de aprendizados da marca e de desenho de todo o serviço de apresentação do conceito de Carreira foi a ação que denominamos de Agentes Comunicadores.

Selecionamos 5 jovens que iriam ser os comunicadores de campo da iniciativa e iriam estabelecer o trabalho de pesquisa interativa para identificar os possíveis USUÁRIOS, INFLUENCIADORES E DECISORES.

Equipe de Agentes Comunicadores do RHIO’S PAPO SOBRE CARREIRAS
Agentes Comunicadores com os materiais de comunicação e pesquisa.
Carro da Ação de Agentes Comunicadores RHIO’S PAPO SOBRE CARREIRAS
Camisa dos Agentes Comunicadores
Descanso de Copo com os programas de Orientação de Carreiras da RHIO’S
Brindes (descanso de copo e Baralho) e Convites para a Palestra da Gestora de RH
Agentes comunicadores em atuação de Campo

O principal objetivo dos Agentes Comunicadores em campo foi apresentar uma ferramenta importante que estava diretamente ligada ao nosso banco de dados: Um questionário.

Usuários utilizando o questionário da ação

O questionário foi construído em um organograma que posicionava o usuário da pesquisa no banco de dados da empresa RHIO’S. As qualificações de USUÁRIO, INFLUENCIADOR e DECISOR seguiam o seguinte fluxograma:

Fluxograma de pesquisa sobre o ator entrevistado

Resultados da Ação:

Foram gerados mais de 5mil Cadastros entre usuários, influenciadores e Decisores.

Codesign & Workshops

Com os resultados da Ação de Agentes comunicadores e a percepção de campo, consideramos que a marca gerou resultados significativos de cadastros (5 mil cadastros) e gerou também uma curiosidade para o que deveria vir depois da ação. Assim foi estabelecido uma série de Workshops da Equipe de Projeto com o fluxo da composição da Ação e como poderíamos projetar experiências significativas.

Draft de uma das sessões de Codesign do Mapa da Jornada co Cliente

Mapeamento das Experiências

Dentro do processo estratégico e a criação de ações integradas, resultaram no desenho de alguns diagramas. Um fluxo que originou um MJC (Mapa da Jornada do Cliente) e um Blueprint da visão so serviço.

Mapa da Jornada do Cliente de toda a Ação

Protótipo

Finalmente chegamos ao protótipo do Serviço. A data estratégia fundamental para a ação da RHIO,S RECURSOS HUMANOS na Comunicação dos conceitos de Carreira dos programas da empresa. As fotos mostram o que foi o Evento da RHIO’S.

Alguns Integrantes da Equipe com a Diretora da Empresa Denise Retamal
Equipe RHIO’S RECURSOS HUMANOS e Agentes Comunicadores
Atuação da Diretora da RHIO’S no Estande e os consultores ganharam notoriedade entre os estandes da feira.
Agentes Comunicadores explicando os programas de Orientação de Carreiras da RHIO’S RECURSOS HUMANOS
A atratividade do Estande foi grande
Entrevista para a TV PUC sobre a estruturação da iniciativa
Vista de Dentro do Estande
Palestra da Diretora da RHIO’S RECURSOS HUMANOS
Executivos das Indústrias que participaram da iniciativa

Resultados

A RHIO’S RECURSOS HUMANOS, uma empresa de menos de 20 funcionários contratados conseguiu um resultado bem significativo. Eram mais de 200 empresas participantes da maior feira de Estágios da América Latina e a RHIO’S com uma metodologia centrada no usuário, e comprometida com o desenvolvimento de serviços e/ou soluções inovadoras mostrou que a inovação estava incorporada no seu DNA.

Impactos na Comunidade

A iniciativa de posicionamento da RHIO’S na feira de Estágio influenciou toda a linguagem do Evento. A pauta da Mostra era “Inovações para um mundo melhor” e os dois primeiros dias de Evento a RHIO’S provocou uma grande atratividade se posicionando diferentemente de todo o resto da feira. Logo na primeira semana pode-se notar o impacto do posicionamento na maneira como a própria curadoria do Evento tratava a feira, absorvendo a linguagem de comunicação na sua “radio local” do evento.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse:www.paposobrecarreiras.com.br.

--

--

Design Thinker / Service Designer — CX/UX

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store